Varejo Alimentar sofre em janeiro com menor frequência do consumidor nas lojas

O primeiro mês do ano revela baixo crescimento das vendas em valor no varejo alimentar, +2,6%, em comparação ao mesmo período do ano passado. De acordo com o Radar Scanntech, a queda em unidades vendidas segue em linha com o fechamento de 2021 (-6,8%). O crescimento do varejo alimentar foi puxado pelo aumento de preços em todos os canais, apresentando queda de valor real, quando tiramos o impacto da inflação. E o consumidor brasileiro pagou mais e levou menos produtos para casa.

De acordo com Tiago Vavassori, gerente da Scanntech responsável pelo Radar, chama muito a atenção o menor crescimento do Estado de São Paulo (+1%) seguido dos outros estados do Sudeste (+2,2%) quando comparados com os outros estados. “Cruzando este resultado com os estudos macroeconômicos, isso faz muito sentido, uma vez que as grandes áreas metropolitanas são as que mais sofreram em termos de poder aquisitivo, já que são mais dependentes do setor de serviços que foi o setor mais impactado pela pandemia, e o Sudeste é a região com maior concentração de regiões metropolitanas”, explica.

Diante disso, o que chama atenção é a representatividade das cestas que contribuem para a queda das vendas em valor. “A categoria de Cervejas e produtos da Cesta Básica (Arroz, Leite UHT e Feijão), são quase a totalidade da contribuição de queda das 20 principais categorias, representando 75,5%, o que nos leva a entender que o País tem duas dinâmicas: as pessoas com maior poder aquisitivo estão voltando a consumir bebidas alcoólicas fora de casa, retraindo esta cesta no canal alimentar, enquanto observamos redução no consumo dos itens básicos para a alimentação do dia a dia, puxada pelas classes sociais mais baixas que estão consumindo menos, de fato”, explica Vavassori.

O melhor desempenho vem de Perecíveis, crescendo +9,1%, impulsionada pelas categorias de Açougue-Aves, Ovos, Pães de forma e Margarina. A cesta de Bebidas tem a maior queda nas vendas em valor (-7,9%) e unidades (-13,2%). Enquanto a cesta de Tabaco é a única com crescimento em todos os canais nas vendas em valor e unidades no País.

Análise das vendas nos principais canais do Brasil

De acordo com o Radar Scanntech, o canal Supermercado 5-9 apresenta desempenho ligeiramente melhor e se destaca com o crescimento de +4,0%, acima dos demais canais nas vendas em valor, enquanto o Atacarejo regional revela o menor crescimento dos últimos 13 meses com apenas +2,2% de crescimento no faturamento nominal.

“Tanto o Supermercado quanto o Atacarejo Regional retraem em torno de -6% em unidades por ticket, mas o que faz a performance do Atacarejo Regional ser mais fraca que o Supermercado é a retração maior em quantidade de tickets”, explica Vavassori.

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