TULY Negócios consolida atuação em marcas próprias e prepara lançamento

O mercado de marcas próprias está em franco crescimento no Brasil. De acordo com o estudo Consumer Insights da Kantar, em 2020, as marcas próprias conquistaram mais de 2,2 milhões de novos compradores no primeiro semestre do ano, passando de 29% de penetração em junho de 2019 para 33% no mesmo mês de 2020, e com 22% de variação positiva em unidades.

E é nesse mercado tão cheio de oportunidades que a TULY Negócios & Serviços atua desde 2016. Especializada em marcas exclusivas e marcas próprias, a empresa situada em Teresina (PI), atua em todo Norte e Nordeste do país nas categorias de produtos vendidos nos canais alimentar e farmacosméticos e atende tanto o setor varejista quanto o atacadista distribuidor com marcas tanto de produtos alimentícios quanto de limpeza doméstica. “Oferecemos as marcas exclusivas Tuly, Nular, Max Isso e Iapó e já temos a marca Deliciar, registrada no INPI, o lançamento será um composto lácteo em pó”, conta Raimundo Rebouças Marques, presidente da Tuly Negócios & Serviços. O executivo ainda reforça que o mercado de marcas exclusivas e marcas próprias é ágil e desafiador. “Nossa atuação baseada no respeito por todos os públicos que se conectam com o nosso negócio tem nos proporcionado crescimento contínuo. É assim que estamos escrevendo nossa história vencedora no Norte e Nordeste brasileiro, ao lado de parceiros com Grupo Mateus, Grupo Carvalho, DEC Rio Piranhas e outros”, diz.

Marques ainda destaca que o foco do varejo e do distribuidor é a comprar e vender mercadorias e que o desenvolvimento de marcas e produtos é papel da indústria. “A TULY faz o papel da indústria junto ao varejo ou distribuidor, e na indústria faz o papel do varejo ou do distribuidor em todas as etapas do desenvolvendo e gerenciamento marcas”, comenta.

Raimundo Rebouças Marques, presidente da Tuly Negócios & Serviços.

Marca própria e exclusiva: entenda as diferenças

Quando o assunto é marca própria e marca exclusiva, é importante conceituar cada uma, pois normalmente causam confusão em suas definições. “Quando falamos em marca própria, estamos nos referindo a uma marca que carrega o nome do próprio varejista ou distribuidor que a comercializa, como por exemplo  DIA%” explica Marques. Já no caso das marcas exclusivas, o varejo ou distribuidor cria outras marcas para batizar linhas e produtos que serão comercializados em suas lojas ou por suas equipes de vendas, sem ligação direta ao nome do varejo ou distribuidor: exemplo, Qualitá (Pão de Açúcar) e Maitá (Martins Distribuidor). “Uma estratégia de marcas próprias ou exclusiva bem desenhada e exultada é um dos grandes propulsores de crescimento dos distribuidores.  Por origem o distribuidor atua abastecendo o médio e pequeno cliente com marcas famosas das grandes indústrias. É um formato de sucesso para marcas próprias ou exclusivas, pois a grande capilaridade traz ao distribuidor grande poder de presença e relacionamento com seus clientes. Ao mesmo tempo é um negócio de grande concorrência, com outros distribuidores, atacados e os atacarejos”, comenta Marques.

Ainda seguindo ele, a seleção de fornecedores é um dos pilares mais importantes para garantir preços competitivos e uma ótima qualidade aos produtos. “Como parceira de desenvolvimento e gestão junto aos varejistas ou distribuidores neste processo de implementação de MP, nós, da TULY, garantimos o fornecedor ideal para cada projeto”, reforça Marques. Ele ainda conta que há quatro anos, a empresa estabeleceu uma parceria inédita com um fabricante de produtos de limpeza “Maxisso Indústrias e Comercio Ltda”, e desenvolveu e criou quatro marcas com propósito e para um público bem definido: Max Isso, Tuly, Iapó e Nular. “Estas marcas são de nossa propriedade e comercializadas em varejos e distribuidores que ainda não trabalham com marca própria ou exclusiva. Assim possibilitamos os clientes ter uma marca exclusiva sua área de atuação. Neste formato a marca Iapó é comercializada exclusivamente no Grupo Mateus em sua área geográfica de atuação”, conta.

A marca Iapó, comercializada pelo Grupo Mateus

Este conceito possibilita grande ganho de escala de compra de insumos e produção e consequentemente menores preços, em função marca exclusiva poder ser comercializadas por várias empresas, cada uma em uma área geográfica especifica de atuação. “Este formato permite que varejistas e distribuidores de menor porta, ter marca própria com preços muitos competitivos. Assim a marca própria representa oportunidade para médios varejistas e médios distribuidores possibilitar ao consumidor a comprar produtos de qualidade com preços mais baratos”, reforça Marques.

Força na pandemia

Com o avanço do e-commerce durante a pandemia, varejistas começam a ver também nas marcas próprias uma forma de levar o cliente até as lojas, numa categoria que garante margens melhores. “Os distribuidores estão aumentando o leque de marcas próprias em seu mix de produtos, focando a fidelização os médios e pequenos varejistas num cenário que as grandes indústrias passaram vender diretamente ao o consumidor”, conta Marques.

5 passos para traçar uma estratégia de marcas próprias e exclusivas

  1. Fidelize seus clientes com sua própria marca;
  2. Crie uma marca com propósito e público alvo bem definido;
  3. Desenvolva uma linha/família de produtos;
  4. Marca própria não precisa necessariamente ser primeiro preço;
  5. Contrate um especialista em marcas próprias

Fonte: TULY Negócios & Serviços

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