Rio Branco Alimentos conquista Selo Ouro de sustentabilidade pelo segundo ano seguido

O compromisso com a sustentabilidade e, particularmente, com o desafio de minimizar os impactos das mudanças climáticas, garantiu à Rio Branco Alimentos a conquista, pelo segundo ano consecutivo, do Selo Ouro no Programa Brasileiro GHG Protocol. Trata-se de uma importante ferramenta usada para entender, quantificar e gerenciar as emissões de gases de efeito estufa de organizações públicas e privadas. O resultado alcançado refere-se à atuação ao longo de 2020.

A empresa foi a primeira no setor de alimentos congelados, em Minas Gerais, a participar da iniciativa e realizar esse mapeamento, em 2018, o que lhe rendeu, na ocasião, o Selo Prata, em 2019. No ano passado, alcançou o Selo Ouro. A classificação atesta que, além de seguir todas as diretrizes do programa, a Pif Paf teve o inventário corporativo auditado por uma instituição verificadora independente, o que assegura credibilidade, exatidão e qualidade ao processo de mensuração.

A vice-presidente de Gente, Gestão e Sustentabilidade da Rio Branco Alimentos, Maria Paula Brancatelli, afirma que se trata de um reconhecimento muito importante e gratificante. “É uma certificação que conecta nosso negócio ao desafio de limitar o aquecimento global. Reforça nosso engajamento com a diminuição da emissão de gases de efeito estufa e com a melhoria dos nossos processos, valorizando o cuidado que temos com o planeta e com a nossa gente”, destaca.

Ela lembra que o segundo Selo Ouro chega em um momento no qual a empresa acaba de divulgar seu primeiro Relatório de Sustentabilidade, reunindo as principais ações socioambientais, e de lançar o Manifesto de Sustentabilidade, com oito compromissos públicos para 2030, que refletem as principais iniciativas para contribuir com a construção de um mundo melhor e de uma jornada de evolução. O tópico número 3 do Manifesto está diretamente alinhado ao reconhecimento obtido no Programa GHG Protocol, pois se refere ao estabelecimento de metas para conter as mudanças climáticas (https://www.pifpaf.com.br/manifesto-de-sustentabilidade/).

Raio X
O inventário desenvolvido pela empresa – uma espécie de raio X das principais fontes de emissão de gases de efeito estufa em cada processo – reúne dados que permitem definir novas metas e estratégias responsáveis, bem como adotar tecnologias e procedimentos que reduzam os impactos ambientais das atividades. O Protocolo de Gases de Efeito Estufa (GHG Protocol) é um método utilizado por diversos países. No Brasil, é aplicado por meio do Programa Brasileiro GHG Protocol, coordenado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). A intenção é que todos os envolvidos possam identificar oportunidades de diminuição dos GEEs e contribuir, cada vez mais, para a desaceleração das mudanças climáticas no planeta.

The post Rio Branco Alimentos conquista Selo Ouro de sustentabilidade pelo segundo ano seguido appeared first on Distribuição.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
  • Av. Governador Magalhães Barata, 651, Sala 08. Ed. Belém Office Center - São Braz, Belém
  • (91) 3259-0597