Revista Distribuição especial traz cobertura completa do Ranking

A revista Distribuição, que completa 27 anos em 2021, fez uma edição especial do Ranking ABAD/Nielsen 2021. Comandada pela editora-chefe Claudia Rivoiro, apoio da Nielsen e do prof. Nelson Barrizzelli, a equipe produziu mais de 150 páginas, sendo 72 com tabelas, artes e gráficos para apresentar o principal estudo do setor.

“Esse é um guia inestimável de consulta para o Canal Indireto. Por isso, nos dedicamos tanto a traduzir os números e apresentar retrato fiel do setor”, afirma Claudia. Como novidade, a revista traz neste ano tabelas específicas apenas com respondentes que atuam no autosserviço e outra com o atacado distribuidor com entrega e outros. Há também 10 análises que incluem números de Frota, Tendências, Marca Própria, Modelo de Operação, Prestação de Serviço, Quartil, Panorama de Consumo, TOP 10 e Comercialização.

A revista começa analisando os impactos que o regime de restrições em razão da pandemia impôs sobre as atividades comerciais em 2020. Para Daniel Asp, da Nielsen, o grande destaque em 2020 foi o e-commerce, que se estabeleceu com importante canal de compras, crescendo 41% em relação a 2019. Para Eduardo Terra, especialista em varejo, 2021 será um “repeteco” de 2020, por isso, ele aconselha o canal indireto a gerenciar atentamente o portfólio para evitar estoque parado ou mesmo gastos desnecessários.

Explicando a queda de 1,8 ponto percentual do setor na participação de mercado, de 53% para 51,2%, o prof. Nelson Barrizzelli afirma que reflete parte da perda ocorrida pelo fechamento de bares e restaurantes e lojas de cosméticos em 2020. “A queda demonstra a heterogeneidade do atendimento do canal indireto, que abastece supermercados, farmácias, padarias, mercearias e açougues, os quais permaneceram abertos e também pontos de vendas que ficaram fechados, de maneira significativa, durante bons períodos do ano passado. Essa venda perdida não se recupera. Não fosse o efeito substituição (de trocar, por exemplo, o alimento pronto pela produção caseira), a perda seria muito maior”, explica.

O presidente da ABAD, Leonardo Miguel Severini, reconhece o Ranking como um estudo de grande importância para o setor, sendo sua divulgação fundamental para se conhecer o comportamento da cadeia de abastecimento. “Além disso, o estudo tem um significado importante para a indústria, para o setor e para os seus clientes, pois fornece dados estratégicos que ajudam na tomada de decisão”, concluiu.

VEJA AQUI o material completo na revista Distribuição digital.

The post Revista Distribuição especial traz cobertura completa do Ranking appeared first on Distribuição.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
  • Av. Governador Magalhães Barata, 651, Sala 08. Ed. Belém Office Center - São Braz, Belém
  • (91) 3259-0597