Penetração de atacarejo cresce 11 p.p em quatro anos enquanto hipermercado cai

atacarejo

Nos últimos quatro anos, os atacarejos aumentaram sua penetração entre os consumidores brasileiros de 62% para 73%, mais de 10 p.p. Assim, o formato atualmente alcança cerca de três quartos dos domicílios.

Em movimento contrário, os hipermercados apresentaram queda entre 2019 e 2023, passando de 46% para 35%, algo que também tem impulsionado a expansão do modelo de cash & carry.

Os dados pertencem ao relatório do BTG Pactual , e segundo os analistas responsáveis pelo estudo, o atacarejo tem se mostrado o formato de varejo de alimentar mais resiliente no Brasil, apesar de uma certa saturação advinda do crescimento acelerado dos últimos anos.

Os especialistas ainda afirmam que nacionalmente, o papel antes ocupado pelos hipermercados como lojas de suprimento geral foi substituído pelo cash & carry.

O relatório também comenta sobre os principais players que impulsionam esse movimento – Assaí, Atacadão, e Grupo Mateus, além de vários outros players regionais; responsáveis por entregar um crescimento acima da média e atraírem os consumidores que anteriormente faziam suas compras em outros formatos.

Fonte: O Globo

The post Penetração de atacarejo cresce 11 p.p em quatro anos enquanto hipermercado cai appeared first on Distribuição.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
  • Av. Governador Magalhães Barata, 651, Sala 08. Ed. Belém Office Center - São Braz, Belém
  • (91) 3259-0597