Negociação

**Por Juliano Cesar Faria Souto

Inicialmente devo apresentar de forma sucinta quem é William Ury: o homem que selou a paz entre Abílio Diniz e o grupo francês Casino, em um dos mais famosos imbróglios empresariais ocorrido em 2013, envolvendo a disputa do controle do GPA (Grupo Pão de Açúcar). Fora das lides empresariais este especialista em mediação de conflitos atuou nas tensas negociações entre o governo colombiano e as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).

Tentarei sintetizar os principais pontos colocados pelo famoso antropólogo em suas entrevistas e palestras disponíveis na Internet, para maximizar as chances de sucesso em uma negociação:

Conceitos: 

  • Negociar é uma oportunidade de encontrar soluções criativas em conjunto.
  • interesses reais

É o que deve nortear a negociação conhecer, deixar claro da forma mais ampla possível para entender quais são os seus interesses reais, que devem efetivamente nortear a negociação.

  • postura cooperativa

Baixar as armaduras e recolher as armas em prol de uma postura cooperativa entre as partes pode ser a chave do sucesso.

  • relação ganha-ganha-ganha

Uma negociação bem-sucedida está na transformação do confronto entre as partes em cooperação.

  • negociador reflexivo

Mais do que focar nos resultados, o interessado tem que estar disposto a aprender com os processos, ter paciência e entender que nem sempre uma derrota poderá ser evitada.

Passos para maximizar as chances de sucesso em uma negociação:

  • Para resolver rápido, aja devagar

Em vez de reagir às demandas das outras partes, observe seu próprio comportamento, suas emoções.

  • É preciso tempo de tranquilidade, estudo e compreensão, momento que Ury costuma chamar de “visita à varanda” — um local que possibilita análise mais sensata e distanciada dos fatos.
  • É preciso entender as motivações e desejos que estão em jogo com as partes envolvidas.
  • Reflita sobre os seus próprios interesses verdadeiros. O que você realmente deseja? Por quê? Insista. De início, vale outra dica importante: nem sempre o melhor negócio é o exato ponto entre os interessados.
Juliano Cesar Faria Souto, vice-presidente da ABAD
  • As saídas

Quebrar a cabeça para buscar o maior número de alternativas possível. Este é o momento para listar alternativas modestas e irrevogáveis — toda opção interessante é válida.

  • Deixe de culpar os outros pelos problemas e comece a assumir as responsabilidades.
  • Tente desenvolver a melhor saída para a satisfação de seus interesses se você não pode chegar a um acordo com o outro lado. Quão menos dependente estiver daquela negociação, mais simples será avançar, buscar alternativas viáveis, dialogar.
  • Escute e respeite

Para avançar agora, é importante ter paciência e estar aberto a ouvir tudo que as partes envolvidas têm a dizer.

  • Descubra quais são os reais interesses deles em seus mais diversos níveis, dê atenção e valor ao que é colocado à mesa. Pergunte “por quê?”, mas principalmente agora “por que não?”
  • Estabeleça os critérios justos para que a negociação avance em detalhes.
  •  Na hora de negociar

Devemos ter respeito e atenção aos objetivos das outras partes

  • Evite refutar, tente reconduzir, e mude o foco das posições para os interesses e opções.
  •  Muitas vezes há mais de uma posição possível para atender a um interesse.
  • Olhe para os ganhos mútuos do acordo e avance.
  • O “não” faz parte

Não se frustre com as respostas negativas ao longo de uma negociação; elas também são parte do processo. procure as brechas em cada “não” recebido, descubra campos em que haja oportunidade de avançar e reformule sua proposta, insista em alternativas para a construção de um consenso.

  • Convença as outras partes dos benefícios que um acordo poderia representar aos seus interesses, mostre como os reais desejos delas seriam atendidos e esteja aberto às contraditas.
  • Lembre-se sempre dos seus objetivos e saiba até que ponto é interessante continuar a oferecer concessões em busca de um acordo.
  •  Pressão 

Em certas circunstâncias, quanto mais puxa, tenta persuadir e insiste, mais resistência da outra parte enfrentará.

  • A pressão muitas vezes torna mais difícil para o outro interessado aceitar sua proposta, uma vez que tende a se sentir cerceado, intimidado. É necessário conduzi-los à direção que você quer que ele se mova.
  • Ponte de ouro

Construir uma ponte de ouro através do abismo

significa tornar mais simples para o outro lado superar os obstáculos mais comuns em um acordo. É assim que se torna o processo de negociação o mais fácil possível.

  • Em vez de começar de onde você está, você precisa começar de onde a outra pessoa está para guiá-la em direção a um possível acordo
  • Envolvê-los ativamente na elaboração de uma solução com ideias deles também, não apenas suas.
  • Significa satisfazer os interesses deles não satisfeitos.
  • Às vezes é necessária uma terceira parte capaz de consolidar o consenso.

Para finalizar, o antropólogo Ury afirma que:

• Devemos separar as pessoas do problema em discussão.

• Concentrar-se nos interesses das duas partes, não em defender posições.

• Trabalhar em parceria para encontrar opções criativas e justas.

• Temos que alcançar os objetivos sem prejudicar o relacionamento.

*Uma boa negociação não tem vencedores nem perdedores.

O texto acima é minha livre interpretação de vários textos postados na Internet tais como:

Portanto, pode não refletir exatamente a mensagem dos autores ou do antropólogo citado.

Sobre o antropólogo:

William Ury é um autor americano, acadêmico, antropólogo e especialista em negociação. Ele co-fundou o Harvard Program on Negotiation. Além disso, ele ajudou a fundar a Rede Internacional de Negociação com o ex-presidente Jimmy Carter.  fonte:  Wikipedia

JULIANO CESAR FARIA SOUTO é Estanciano, 58 anos, administrador de empresas graduado de Faculdade de Administração de Brasília, com MBA em gestão empresarial pela FGV.

Atua como sócio Administrador da empresa FASOUTO no setor atacadista distribuidor e autosserviço. Líder empresarial exercendo atualmente o cargo de vice-presidente da ABAD – Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados e diretor da Fecomercio Sergipe.

The post Negociação appeared first on Distribuição.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
  • Av. Governador Magalhães Barata, 651, Sala 08. Ed. Belém Office Center - São Braz, Belém
  • (91) 3259-0597