O superintendente executivo da ABAD, Oscar Attisano, e o diretor de Relacionamento Comercial e Novos Negócios, Rogério Oliva, participaram na quinta-feira, 8 de agosto, do evento da ANBC (Associação Nacional de Bureaus de Crédito) em comemoração aos 5 anos do Cadastro Positivo. Estiveram presentes no evento o senador Efraim Filho e o presidente do Banco Central do Brasil , Roberto Campos Neto (na foto), que fez uma apresentação aos convidados, mostrando o potencial significativo do Cadastro Positivo de promover crescimento econômico e inclusão financeira.
Com 167 milhões de registros únicos em sua base de dados, o Cadastro Positivo (Lei 12.414 de 9/06/2011 com alterações da Lei Complementar 166, de 8/04/2019) completa cinco anos em seu modelo de adesão automática consolidado como um direito dos brasileiros e reconhecido por seus benefícios.
De acordo com dados da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC), entidade que reúne os birôs gestores do banco de dados do Cadastro Positivo (Equifax | Boa Vista, Quod, Serasa Experian, SPC e TransUnion) e é presidida por Elias Sfeir, atualmente 87,17% da população economicamente ativa participa do programa.
A proposta do CP é de auxiliar a avaliação de risco na concessão de crédito por meio de informações positivas, o que configura um duplo benefício. De um lado, ele permite que os credores tenham uma visão mais clara do comportamento financeiro dos tomadores e possam oferecer condições de crédito mais favoráveis a cada perfil. De outro, a iniciativa possibilitou que consumidores pessoas físicas e jurídicas passassem a ter visibilidade para crédito, promovendo a democratização do acesso a recursos financeiros.
Implantado em etapas, após o êxito na inclusão das informações recebidas das instituições financeiras, de telecomunicações e das concessionárias de energia elétrica, o Cadastro Positivo segue em sua quarta fase, referente à entrada das empresas de saneamento.
*Com informações da ANBC
Comentários