Itaú é considerada a marca mais valiosa do Brasil pela segunda vez consecutiva

O Itaú continua sendo a marca mais valiosa do País. Em 2021, o banco atingiu um valor de mercado de US$ 8 bilhões. As informações são do BrandZ Brasil 2021/22, produzido pela Kantar, líder em dados, insights e consultoria. Para chegar ao resultado, o estudo faz uma análise financeira rigorosa de cada empresa ao longo do ano e também avalia o ponto de vista do consumidor.

Esta edição contempla 50 empresas que atuam em 15 categorias diferentes. A amplitude reflete a diversidade da economia do País e fornece informações a respeito dos negócios que fazem o mercado circular. Os três principais setores, por exemplo, são Banco (que corresponde a 25% do total, com US$ 19,5 bilhões de valor), Bebidas Alcoólicas (23% e US$ 18,1 bilhões, respectivamente) e Varejo (13% e US$ 10,2 bilhões).

Em relação aos bancos, além do Itaú, outras quatro marcas aparecem na lista, sendo que duas delas marcam presença no Top 10. O Bradesco ocupa a terceira posição, com um valor de US$ 5,9 bilhões. O Nubank, por sua vez, aparece em sétimo lugar, com US$ 3,5 bilhões.

Para a Kantar, o Itaú consegue ter um bom desempenho em uma categoria tão competitiva porque se diferencia da concorrência ao atualizar constantemente os serviços oferecidos. Isso sem contar a forma como se comunica, usando uma linguagem mais informal e próxima ao público.

O Top 10 do BrandZ Brasil 2021/22 ainda contempla Brahma na segunda posição (US$ 6,5 bilhões), Skol na quarta (US$ 5,9 bilhões), Claro na quinta (US$ 5,1 bilhões) e Magazine Luiza na sexta (US$ 4,7 bilhões). Completam o ranking Petrobras (US$ 2,6 bilhões), Vivo (US$ 2,6 bilhões) e Antarctica (US$ 2,4 bilhões).

Apesar de ser um misto de marcas tradicionais e jovens, todas têm um nome forte no mercado e conseguiram driblar os desafios dos últimos dois anos por investirem em brand equity. A estratégia visa entender como os consumidores se conectam à empresa e, a partir desses dados, descobrir os pontos positivos que podem ser trabalhados para fortalecer a presença no mercado.

The post Itaú é considerada a marca mais valiosa do Brasil pela segunda vez consecutiva appeared first on Distribuição.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
  • Av. Governador Magalhães Barata, 651, Sala 08. Ed. Belém Office Center - São Braz, Belém
  • (91) 3259-0597