Inmetro define Padrão GS1 para certificação de produtos

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) definiu que a numeração que acompanha o código de barras de produtos, da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, deve constar nas etapas do processo de certificação de produtos. Em sua Portaria Número 200, o instituto estabelece que o Global Trade Item Number (GTIN) deve ser informado nos documentos dos Requisitos Gerais de Certificação de Produtos (RGCP), que servem de referência na avaliação da conformidade de produtos que utilizem o Mecanismo de Certificação.

Segundo João Carlos de Oliveira, presidente da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, os padrões de identificação GS1 se consolidam cada vez mais nos procedimentos para gerenciar informações e identificar itens produzidos pela indústria nacional e os itens importados também. “Nossa sede em Brasília se esforça em disseminar os benefícios proporcionados pela padronização em identificar produtos na automação de processos, o que tem favorecido órgãos do governo no aprimoramento de seus processos.”

A definição do Inmetro reforça a importância da prioridade da informação precisa na inovação dos processos. No Brasil, a entidade conta com 58 mil empresas associadas, que têm cadastrados mais de 57 milhões de produtos. Essas informações compõem o banco de dados Cadastro Nacional de Produtos (CNP), criado pela GS1 para garantir agilidade, precisão e redução de custos a todos os envolvidos com a cadeia de abastecimento. No cadastro, as indústrias informam todas as características dos produtos e o GTIN é o seu principal identificador.

The post Inmetro define Padrão GS1 para certificação de produtos appeared first on Distribuição.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
  • Av. Governador Magalhães Barata, 651, Sala 08. Ed. Belém Office Center - São Braz, Belém
  • (91) 3259-0597