Consumo crescente

O avanço da vacinação contra a covid-19 vem apresentando sinais positivos, tanto no comportamento de consumo do brasileiro como no moviment do comércio em geral, em particular no dos bares e restaurantes. E com a proximidade das férias escolares, das festas de fim de ano e da presença do verão, o consumo de algumas categorias de alimentos e bebidas aumenta . Esse é um fato que se repete invariavelmente a cada ano.

Mesmo assim, Olegário Araújo, cofundador da Inteligência360, destaca que também é importante os executivos analisarem as informações de 2019, uma vez que o período que abrange o fim de 2020 e o começo de 2021 foi atípico tanto no que refere a mudanças nos hábitos de consumo como também nos de compra.

“É preciso conversar com os principais clientes para elaborar uma previsão melhor. É possível que neste fim de ano os canais Horeca (Hotéis, Restaurantes e Casas Noturnas) ganhem destaque se as pessoas se sentirem seguras com a vacinação. Nesse caso, podemos ter uma mudança na dinâmica dos canais”, diz Araújo.

Em particular, ele chama a atenção para o fato de que o vendedor, ou RCA (Representante Comercial Autônomo), também precisa atuar como consultor. Entender o que vende no cliente, o que tem potencial para vender; em suma, entender de estoque e de giro.

“O volume vendido pode ser um bom indicador desse estoque, mas também é preciso olhar para onde estão localizadas as lojas, o perfil do cliente para orientar cada varejista da melhor maneira. O vendedor precisa colocar o foco no sell out e não apenas no sell in. Ele precisa perceber como o varejista pode vender mais e melhor”, orienta.

Esta e outras reportagens completas você lê na revista Distribuição. Acesse a DB Digital.

The post Consumo crescente appeared first on Distribuição.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
  • Av. Governador Magalhães Barata, 651, Sala 08. Ed. Belém Office Center - São Braz, Belém
  • (91) 3259-0597