Assaí lança nova identidade visual em celebração aos 50 anos da marca

Para iniciar a celebração de 50 anos de história da marca, o Assaí Atacadista anuncia a partir deste 19 de fevereiro o seu novo logotipo. Conectada ao posicionamento lançado no início de 2023, “Para todos, de Sol a Sol”, a identidade visual atualiza e reforça a simbologia da Cia com um visual e tipografia modernos: um Sol que nasce no horizonte para iluminar os dias com brilho intenso, além de remeter à origem do Atacadista: o nome Assaí vem da palavra japonesa asahi que significa “sol da manhã”.

De acordo com Marly Yamamoto, Diretora Executiva de Marketing e Gestão de Clientes da Companhia, a evolução da logo acompanha o crescimento que o Atacadista tem conquistado nas últimas décadas. ”Cada nascer de sol representa uma nova oportunidade. E este é também o significado do Assaí. São 50 anos de uma trajetória de crescimento, tanto em números quanto na vida dos(as) brasileiros(as). Hoje, o Assaí está presente em 1 a cada 4 lares do país. Temos muito orgulho das nossas conquistas e entendemos que este era o momento certo, além de histórico, para modernizarmos a nossa marca”, analisa a executiva.

Entre 2011 e 2023, o Assaí passou de um parque de lojas com 59 unidades para 288 lojas em funcionamento em todo o Brasil, com um faturamento quase 20 vezes maior e um quadro com mais de 80 mil colaboradores(as). Além de se tornar o primeiro Cash&Carry puro listado na B3 e na NYSE, e uma Corporation – isto é, uma empresa de capital pulverizado, sem um controlador único. “O novo logo representa o crescimento de uma marca que atua todos os dias, de Sol a Sol, para fazer parte do dia a dia de mais de 35 milhões de clientes que passam em nossas lojas mensalmente. Seguiremos ao lado das famílias e comerciantes de todo o Brasil, aprimorando o nosso jeito de fazer negócio para entregar nosso melhor resultado e buscando reforçar sempre o nosso propósito de contribuir com a prosperidade de todos(as)”, complementa Yamamoto.

Construção do novo logo

Para a construção do novo logotipo, foram mais de 20 meses de estudo até que o projeto pudesse ser lançado neste começo de fevereiro. Agora, a cadência das cores quentes e a geometria das suas linhas projetam um Sol mais evidente, vibrante e acolhedor. Este Sol surge acima da palavra Assaí, combinada a uma tipografia forte, moderna e imponente que sustenta com equilíbrio o principal símbolo da marca. “Ao longo deste período, compreendemos que todas as composições que comunicam a marca Assaí precisam transmitir uma mensagem objetiva e transparente quanto ao nosso negócio, além de ser verdadeira com a realidade do nosso público e honesta com a nossa brasilidade”, explica Yamamoto.

Desde o dia 19 de fevereiro, o novo logo já está disponível em todos os pontos de contato digitais da marca (site, aplicativo e redes sociais) e todas as lojas inauguradas da Companhia em 2024 e 2025 já estarão com a nova identidade visual. Atualmente, testes foram realizados em três lojas localizadas em São Luís (MA), Bauru (SP) e na primeira loja do Assaí, na Vila Carrão, em São Paulo (SP). Já o parque de lojas atual receberá atualizações da identidade visual da marca ao longo dos próximos anos e de acordo com o cronograma de manutenção e reformas das unidades.

The post Assaí lança nova identidade visual em celebração aos 50 anos da marca appeared first on Distribuição.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
  • Av. Governador Magalhães Barata, 651, Sala 08. Ed. Belém Office Center - São Braz, Belém
  • (91) 3259-0597