Encontro de Valor ABAD atinge mais de dois mil participantes virtuais

A ABAD realizou na segunda-feira, 23, mais uma edição do Encontro de Valor, na Fecomércio, em São Paulo. Primeiro e único encontro presencial da entidade no ano, o evento teve um número reduzido de convidados devido às restrições impostas pela pandemia. A transmissão online pelo Canal da ABAD no Youtube, contudo, fez ampliar o alcance do evento para mais de dois mil participantes virtuais.

Presentes no Encontro, que seguiu todas as normas sanitárias para prevenção da Covid-19, estiveram presidentes e executivos das Filiadas Estaduais da ABAD, os principais empresários atacadistas e distribuidores de cada estado e importantes indústrias fornecedoras do setor, além de parceiros como os presidentes da Unecs – União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços e da CACB, George Pinheiro, o presidente da GS1 Brasil, João Carlos de Oliveira, o presidente da CNDL, José Cesar da Costa, o presidente da Afrac, Paulo Eduardo Guimarães.

O evento também teve a ilustre presença do Secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME), Carlos Alexandre Da Costa; e do Subsecretário de Ambiente de Negócios e Competitividade, Jorge Luiz de Lima.

Após as boas-vindas do presidente Emerson Destro, foi apresentado o Momento Político, do qual participaram, além de Carlos Da Costa e de Jorge Lima, o presidente da União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (Unecs) e da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), George Pinheiro; o assessor jurídico da ABAD, Alessandro Dessimoni; e o próprio presidente Destro, que entregou aos participantes uma versão atualizada da AGENDA POLÍTICA do setor, elaborada em conjunto com as filiadas estaduais da ABAD.

O debate teve como pano de fundo o projeto de redução do Custo Brasil, que é conduzido pela Subsecretaria de Ambiente de Negócios e Competitividade. Boa parte dos pleitos que compõem a Agenda Política da ABAD está sendo monitorados pela equipe que conduz o projeto. Em reuniões periódicas, com apoio da assessoria jurídica da ABAD, a equipe sana dúvidas técnicas e faz o encaminhamento das solicitações. A ABAD pode verificar o status de cada pleito cadastrado na plataforma para acompanhar as soluções.

Carlos Da Costa abriu o debate enfatizando que a Sepec assumiu desde o início uma agenda de transformação: “Não viemos para fazer mais do mesmo. Nosso primeiro foco, nossa prioridade, foi e é o ajuste macroeconômico, a redução do custo Brasil, tendo como tripé os três principais gastos públicos: previdência, funcionalismo público (reforma administrativa, com redução de novos concursos) e redução dos juros, aumentando a confiabilidade do governo. Reduzir os gastos públicos é a maneira de garantir que não haverá aumento de impostos. Esse é o nosso compromisso: tirar o estado do cangote do empresário, trabalhar a simplificação e a desoneração”, afirmou.

Para isso, complementou, a Secretaria atua em três frentes: 1 – melhoria do ambiente de negócios, que é a redução do Custo Brasil e uma grande desregulamentação (mais de 300 mil normas legais e infralegais que serão republicadas e revogadas); 2 – choque privado de investimentos, com ampliação da concorrência em diversas áreas; e 3 – o futuro digital, um grande projeto de apoiar a digitalização de empresas no Brasil, um programa de qualificação com foco especial nas micro e pequenas.

Jorge Luiz de Lima, responsável pelo projeto de Redução do Custo Brasil, tomou a palavra afirmando que, de modo geral, o governo não conhece o setor privado e vice-versa. E reforçou que a postura adotada e incentivada pelo secretário Carlos Da Costa é de não ser arrogante, não achar que sabe, mas sim de escutar todos. “Precisamos ver o Brasil como 27 países diferentes, não apenas como 27 estados. O governo é transversal, ninguém decide nada sozinho. Além disso, medidas regulatórias são feitas muitas vezes por pessoas que não conhecem o setor produtivo. Então é preciso ter articulação.”

Ele louvou o sentido democrático do governo em relação a negociar e escutar o setor privado e incentivou os empresários e as entidades a continuar contribuindo para as iniciativas do governo com ideias e informações, inclusive junto ao legislativo, para que as melhores decisões possam ser tomadas. “O setor produtivo não pode ficar alheio. Mesmo que haja divergências, isso é normal, mas é preciso discutir abertamente.”

George Pinheiro ressaltou a importância da condução dos trabalhos que vem sendo desenvolvidos pela Sepec. “O trabalho de mitigação dos efeitos econômico da pandemia nas empresas foi exemplar. E o resultado desse trabalho, certamente, foi a sobrevivência de muitas empresas”, afirmou.

Parceiros

O Encontro de Valor contou com a indispensável participação das indústrias, que sempre estão ao lado do setor patrocinando os eventos. Os parceiros do Encontro de Valor ABAD 2020 são: BRF Brasil Foods, Cargill, Companhia Muller de Bebidas, GS1 Brasil – Associação Brasileira de Automação, Heineken – Cervejaria Kaiser Brasil, Ion Sistemas Informática, M. Dias Branco, Mercedes-Benz do Brasil, Mondelez Brasil, Nestlé Brasil e TOTVs e Volkswagen Caminhões e Ônibus; além do apoio da Vinícola Concha & Toro.

ACESSE a galeria de imagem para ver todas as fotos do evento.

The post Encontro de Valor ABAD atinge mais de dois mil participantes virtuais appeared first on Distribuição.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
  • Av. Governador Magalhães Barata, 651, Sala 08. Ed. Belém Office Center - São Braz, Belém
  • (91) 3259-0597