Conheça as marcas campeãs do Folha Top of Mind 2020

Abralog

A Folha de S. Paulo revelou na noite da última quinta-feira (29) os vencedores do Top of Mind 2020. A tradicional festa de entrega dos troféus foi cancelada neste ano por conta da pandemia.

Para não deixar de lado a celebração, as marcas mais lembradas foram anunciadas ao público em uma premiação online, com apresentação da atriz Bárbara Paz.

Quatro gigantes dividem a liderança da categoria Top do Top, criada em 1993 para premiar a primeira marca que vem à cabeça dos entrevistados pelo Instituto Datafolha.

Única a vencer todas as 28 edições e campeã isolada em 2019, Omo obteve 7% das citações neste ano e divide o topo do pódio com Coca-Cola, Samsung (5% cada uma) e Nike (4%).

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, e Top do Top é a única categoria em que o awareness não é usado para desempate.

Veja as outras campeãs por categoria:

PERFORMANCE

A Suvinil, de acordo com o instituto, ficou dez pontos percentuais acima do índice que obteve em 2019, atingindo inéditos 42% das menções. Seus melhores desempenhos ocorrem no Sudeste (54%), nas classes A e B (53%), na faixa de 45 a 59 anos (52%) e na de 35 a 44 anos (51%). É a primeira vez que a líder nacional em tintas imobiliárias vence este prêmio especial sozinha. Em 2012, dividiu a conquista com a Samsung.

INOVAÇÃO E CONFIANÇA

Em Inovação, a Samsung foi espontaneamente lembrada por 9% dos brasileiros e ficou à frente da gigante Apple (7%), da Omo (2%) e da Microsoft (2%).

MEIO AMBIENTE

Na pesquisa nacional do Datafolha, a Natura saltou de 5% em 2019 para 9% neste ano como a marca mais lembrada quando se pensa em preservação do meio ambiente, seu maior índice na série.

FEMININO & MASCULINO

Nesta edição, Pirelli foi citada por 55% dos homens como Pneu, dez pontos percentuais acima da média geral. A mesma distância —de dez pontos— marcou Risqué, lembrada por 32% dos brasileiros e 42% das mulheres como Esmalte.

DESTAQUES REGIONAIS

Nesta edição, a água sanitária Qboa saiu na frente em duas regiões, Sul e Centro-Oeste, e Brilux ganhou no Nordeste. União foi a mais lembrada no Sudeste. Maratá e Santa Clara empataram como destaques no Norte.

FINANÇAS

O Banco do Brasil foi citado por 30% dos brasileiros. Porto Seguro venceu isoladamente a categoria Seguros.

XP e Itaú empataram na estreia da categoria Assessoria de Investimentos. Na categoria Cartão de Crédito, a Visa foi lembrada por 23% dos entrevistados e mantém a liderança nesse segmento.

Pela primeira vez, a Caixa Econômica Federal vence de forma isolada na categoria app de banco.

SAÚDE

Medley e EMS empataramm entre genéricos. Já a Unimed bateu recorde de lembrança na categoria dos Planos de Saúde. Sundown, por sua vez, conquistou o sétimo título na categoria Protetor Solar.

HIGIENE & BELEZA

Colgate é mais uma vez Top of Mind da categoria Pasta de Dente, com 65% das citações dos consumidores. Natura lidera a categoria Hidratante pela primeira vez na história da pesquisa, com 15% das citações.

A Risqué, da Coty Brasil, ocupa o topo do ranking quando o assunto é esmalte. Neve surge com 28% quando o assunto é Papel Higiênico. Pelo segundo ano consecutivo, Philips é a mais lembrada em Barbeador Elétrico e Sempre Livre lidera em absorventes femininos.

COMUNICAÇÃO

Sky levou o nono título seguido como TV paga.

A Netflix estreia na Folha Top of Mind em alto estilo, com 59% das menções na categoria Aplicativo de Filmes e Séries.

Na categoria de aparelhos mobile, Samsung se consagra líder absoluta.

Com quase 300 milhões de usuários em 92 mercados, o Spotify foi lembrado por 26% dos brasileiros e reinou na estreia da categoria Aplicativo de Música.

Em Operadora de Telefone Celular, depois de 12 anos consecutivos na liderança isolada da categoria, a Vivo divide a vitória em 2020 com a concorrente TIM, que não ocupava o lugar mais alto do ranking desde 2007.

No primeiro ano da categoria Aplicativo de Videochamada, o WhatsApp alcançou liderança absoluta, com 47% das menções.

ELETRO

A categoria Geladeira consagra uma campeã absoluta: Consul, desde 1992 em primeiro lugar como a mais lembrada pelos brasileiros acima de 16 anos. Só o Banco do Brasil conseguiu igual feito na história da pesquisa do Datafolha.

A 3Corações assume a liderança como Máquina de Café. Já a Black+Decker lidera, pela quinta vez consecutiva, na categoria Ferro de Passar.

Arno e Walita lideram em Processador de Alimentos. A Brastemp foi a primeira colocada entre as máquinas de lavar roupas, com 39% das menções espontâneas. É sua 14ª conquista em 14 edições.

Arno e Electrolux lideram quando o assunto é Aspirador de Pó.

Pela quinta vez em cinco edições, Lorenzetti sagrou-se a mais lembrada, com 36% das menções, na categoria Chuveiro Elétrico.

Samsung lidera em aparelho de TV e acumula agora oito conquistas na categoria, que lidera desde 2013.

ALIMENTAÇÃO

No total, 27 marcas foram premiadas na categoria. São elas: 3 Corações (Café em Pó); Adria (Macarrão); Arisco (Tempero Pronto); Bauducco (Torrada); Camil (Feijão); Danone (Iogurte Grego); Dona Benta (Farinha de Trigo); Elefante (Molho de Tomate); Galo (Macarrão); Gota (Molho de Pimenta); Kicaldo (Feijão); Leite Moça (Doce de Leite); Nestlé (Doce de Leite); Ninho (Leite); Nissin (Macarrão Instantâneo); Qualy (Margarina); Renata (Macarrão); Sadia; Sazón (Tempero Pronto); Sococo (Água de Coco); Soya (Óleo de Cozinha); Sucrilhos (Cereal Matinal); Tio João (Arroz); União; Vigor (Iogurte Grego); Yoki (Pipoca) e Zero-Cal (Adoçante).

COMPRAS

Carrefour e Extra lideram em Supermercado. Em 23 edições da categoria, sempre uma das duas venceu. Neste ano, pela 11ª vez dividem a liderança, com 9% e 8% das citações, respectivamente.

A Casas Bahia segue como única vencedora da história da categoria Loja de Móveis e Eletrodomésticos.

O Mercado Livre, que segundo a consultoria Economatica tornou-se a empresa mais valiosa da América Latina em 2020, venceu em Site de Compras.

A Qboa lidera em Água Sanitária. Suvinil é top Tinta de Parede.

Duas categorias que estreiam na pesquisa nacional do Datafolha neste ano, Panela e Faca de Churrasco, têm a mesma campeã: Tramontina.

Veja se manteve absoluta no topo como Limpador Multiuso.

A septuagenária Ypê, da empresa Química Amparo, é a mais lembrada pela quinta vez consecutiva na categoria Detergente.

TRANSPORTE

A Volkswagen retomou a liderança isolada na categoria Carro, após dois anos dividindo o topo do pódio com a Fiat. A marca italiana foi a única a desbancar a VW em uma edição do estudo. O feito ocorreu em 2016 e veio no embalo da picape Toro, apresentada em ações de marketing inseridas no programa Big Brother Brasil, da Globo. Em 30 edições, a VW venceu 29 de maneira isolada.

A Honda domina o segmento Moto. É a marca mais lembrada nas oito edições em que a categoria integrou a pesquisa, a fabricante foi citada por 64% dos entrevistados em 2020. Em Óleo Lubrificante, Lubrax lidera.

A Mercedes-Benz segue no topo na categoria Caminhão. A Petrobras é Top of Mind em Combustível e a Pirelli é a mais lembrada quando o assunto são Pneus.

TURISMO

Num dos setores mais afetados pela pandemia, CVC e Gol lideram o Top of Mind em Agências de Viagem e Companhia Aérea, respectivamente.

Fonte:Popmark

The post Conheça as marcas campeãs do Folha Top of Mind 2020 appeared first on Distribuição.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
  • Av. Governador Magalhães Barata, 651, Sala 08. Ed. Belém Office Center - São Braz, Belém
  • (91) 3259-0597